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Quando pensa em dar um nome ao seu negócio, a sua primeira ideia é usar o seu próprio nome, o nome do seu filho, as suas iniciais ou juntar os nomes das sobrinhas?

Pergunto isto porque 70% dos jovens que acompanho querem usar uma dessas opções.

 

Não digo que exista algo de errado nisso. Mas será que esse nome transmite a mensagem certa aos seus potenciais clientes? Será que diz claramente o que o seu negócio faz?

 

Escolher o nome do seu negócio e criar a sua frase de impacto são decisões das mais importantes que tomará na gestão do seu novo projeto.

É essencial garantir que:

  • o domínio está disponível para registo
  • pode registar a marca (caso queira crescer em escala)
  • não existem negócios concorrentes com o mesmo nome

Um nome forte e fácil de lembrar pode ter um impacto direto nas suas ações de marketing e marca — especialmente se gerar identificação junto dos seus clientes.

 

Evite usar nomes difíceis de escrever. A última coisa que quer é que potenciais clientes tenham dificuldade em encontrar a sua empresa online. (Confesso que nunca entendi por que razão o site de partilha de fotos se chama "Flickr".)

 

Não vai querer passar a vida a corrigir a ortografia do nome da sua empresa. Mantenha-o simples!

 

Escolha um nome que não limite o crescimento do seu negócio. Se for demasiado específico, pode causar problemas no futuro. Pense nisto: e se Jeff Bezos tivesse chamado à sua empresa “OnlineBooksales” em vez de “Amazon”? Provavelmente nunca teria expandido para tudo o que é hoje. Como regra geral, evite nomes como “Molduras Ilimitadas” ou “Vestidos de Noiva de Maputo”.

 

Evite limitar o seu negócio a um produto específico ou a uma localização geográfica.

 

Pesquise bem na internet. Faça uma busca pelo nome que escolheu. É muito provável que descubra que alguém já está a usar esse nome — ou até a mesma frase de impacto. Antes de avançar, garanta que o nome é único, disponível e que pode ser associado exclusivamente ao seu negócio.

 

O nome ideal para o seu negócio deve transmitir algo relevante e positivo sobre aquilo que faz. Os consumidores conseguem perceber rapidamente o que a sua empresa oferece? Nomes sem significado direto como "Google", "Yahoo" ou "Zappos" até podem ser memoráveis — mas exigem um investimento muito maior em marketing para explicar ao público o que representam.

 

Avalie se o nome é apelativo. Claro que não quer um nome aborrecido para o seu negócio — mas também não deve escolher algo demasiado confuso ou “fora da realidade”. O nome deve ressoar com o seu público-alvo, ser fácil de lembrar e gerar interesse imediato.

 

O nome será algo com que terá de conviver durante muito tempo como proprietário do negócio. Por isso, escolha um nome de que realmente goste — e que, acredita, os seus clientes também vão gostar. Dedique o tempo necessário para acertar logo desde o início.

 

Baixe o nosso modelo para dar nome ao seu negócio, abaixo.