Marketing é o planeamento e execução de ações promocionais com o objetivo de vender produtos ou serviços.
O marketing inclui vários elementos essenciais, como:
- Relações públicas
- Publicidade e estudos de mercado
- Análise da concorrência
- Posicionamento estratégico no segmento escolhido
- Gestão de redes sociais e presença digital
- Criação de conteúdo relevante
- Comunicação de marketing
A sua estratégia de marketing é o roteiro diário para mostrar ao público que o seu negócio existe. As mensagens de marketing devem ser adaptadas ao seu cliente-alvo e mostrar, de forma clara e objetiva, o problema que o seu produto ou serviço resolve. As ações de marketing devem ser organizadas em campanhas, que conduzam o cliente numa jornada com a sua marca - desde o primeiro contacto até à decisão de compra.
O primeiro passo para criar o seu plano de marketing é ter clareza sobre os objetivos do seu negócio e de marketing. Quando sabe exatamente o que quer alcançar, torna-se muito mais fácil definir um plano de ação prático e realista para atingir essas metas.
Antes de começar a fazer marketing de forma eficaz, precisa de entender a quem está a vender.
- Quem é o seu cliente ideal?
- Onde é mais provável encontrá-lo?
- Que plataforma pode usar para mostrar que o seu negócio existe?
Compreender as necessidades e desejos percebidos dos seus clientes ajuda a evitar desperdícios de dinheiro e a aumentar as vendas.
Depois de saber a quem quer vender, é essencial fazer uma análise da concorrência.
- Quem oferece os mesmos serviços que você?
- Quais são as semelhanças e diferenças entre o seu negócio e os outros?
A melhor prática é começar por comparar:
- 5 empresas locais
- 5 empresas internacionais
Isso dá-lhe uma visão clara do que pode implementar, melhorar e como se posicionar melhor no mercado. Quando entende o que os concorrentes estão a fazer - e o que não estão a fazer - torna-se muito mais fácil criar um ponto de venda único (USP) que o destaque junto do seu público.
Depois de identificar quem são os seus concorrentes, consegue perceber qual é o seu USP - o seu diferencial real. O que faz com que o seu negócio seja melhor ou mais valioso para o cliente? Preço baixo não é USP. Isso é fácil de copiar e difícil de sustentar.
- O que é que só você oferece?
- Que experiência, qualidade ou solução só encontra na sua empresa?
- O que faz com que os clientes dos seus concorrentes queiram mudar para si?
Depois de saber a quem está a vender, o próximo passo é escolher as plataformas sociais e tradicionais que vai usar - e planear o seu conteúdo com antecedência. Criar um calendário mensal de conteúdos permite:
- Organizar o que vai comunicar
- Manter consistência
- Poupar tempo
- Aumentar o impacto das suas campanhas
Este planeamento é fundamental para uma estratégia de marketing eficaz e sustentável.
Para o ajudar a criar um plano de marketing eficaz, preparei um guia prático passo a passo que vai orientá-lo na construção do seu plano de marketing.
Baixe o plano aqui: